Expomafe

Expomafe reúne mais de 55 mil profissionais da indústria em São Paulo

Com quase 120 horas de programação, a terceira edição da Expomafe (Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial), contou com a presença de mais de 55 mil visitantes. 

Além da visitação intensa, o evento ganhou destaque como polo gerador de negócios. A feira reuniu 900 marcas nacionais e internacionais, de mais de 18 países, que apresentaram soluções em tecnologias, automações, peças e equipamentos e maquinários, para o segmento industrial.

Tractian é destaque apresentando sensor de eficiência energética e software com integração no SAP 

A TRACTIAN foi uma das empresas presentes no evento e apresentou duas grandes novidades para o setor industrial, o Energy Trac, sensor de eficiência energética e  TracOS, software de gestão da manutenção, que também possui integração ao SAP

O primeiro, tem como finalidade o acompanhamento da rede elétrica e monitoramento das principais grandezas. Além disso, é possível entender em tempo real o quanto como está a qualidade energética da rede. 

Já o software promete dar maior mobilidade ao time de manutenção que lida diretamente com as ordens de serviço no SAP, fazendo as solicitações possam ser abertas no celular ou no tablet via aplicativo, além de controle dos indicadores em tempo real. 

A empresa brasileira já é referência  em identificar e antecipar falhas nos ativos com análises prescritivas e centralização das atividades de manutenção. 

Leo Borba, que é Sócio e Diretor de Vendas da TRACTIAN destaca o papel da empresa "O grande desafio da indústria 4.0 não é ter dado e sim, em como extrair e entender essas informações no dia a dia para que sejam transformadas em ações no dia a dia na indústria. A Tractian entra para simplificar o processo, não só na identificação e antecipação de falhas, mas também na gestão do micro e macro na manutenção" 

O evento reuniu 25 setores diferentes da indústria, como: Automação Industrial, Robótica, Equipamentos Hidráulico e Pneumáticos, Válvulas, Bombas e Compressores, Ferramentas manuais e de corte, Manufatura aditiva, Prototipagem, Impressoras 3d e Controle de Qualidade.

A realização do evento em mais de 64 mil m² de área de exposição, coincide com o momento do setor, de grande demanda por inovação e tecnologia. 

"Há uma demanda crescente por soluções mais eficientes e sustentáveis na indústria, e a EXPOMAFE é o grande palco para apresentação das mais recentes inovações globais de máquinas- ferramenta e automação industrial", disse o presidente da CSMF - Câmara Setorial de Máquinas, Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da ABIMAQ, Rogério Bosco, em sua participação na cerimônia de abertura do evento.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.