Sidebar

0 Eventos

Colunas

Grade Lista

A Economia do Novo Desenvolvimento (NDE) ou Novo Desenvolvimentismo é uma teoria econômica sob construção desde o início dos anos 2000. Origina-se da Economia Política Clássica, da Economia Pós-Keynesiana e da Teoria Clássica do Desenvolvimento, que, na América Latina, foi também chamada de Teoria Latino-Americana Estruturalista e, no Norte, Economia do Desenvolvimento.

Ler mais...

Fica praticamente impossível viver a vida cotidiana sem o mínimo de previsibilidade. Quanto mais complexa é a sociedade e abastado o padrão de consumo, mais itens entram na formação desta previsão.

Ler mais...

No dia 23 de março, véspera da data macabra que celebra o genocídio da gloriosa juventude argentina, no golpe de 1976 (24/03/76), a Segunda turma do Supremo Tribunal Federal (o STF, aquele que Romero Jucá disse “que seria com o Supremo, com tudo”) julgou por 3 votos a 2 a suspeição do ex-juiz federal da 13ª vara criminal de Curitiba.

Ler mais...

Ao iniciarmos essa fase de pandemia e sem bem conhecer o comportamento do vírus, todos nós ficamos apreensivos, alguns até mesmo acharam que iríamos ficar sem comida, outros sem remédios, mas com o passar dos dias, acabamos percebendo que não podemos parar e temos que enfrentar tudo  o que vier e nos readequar.

Ler mais...

Há pouco mais de cento e cinquenta anos não existiam computadores, smart phones, redes (internet/social/profissional), tampouco mensageiros instantâneos, publicar um livro por exemplo, era um privilégio para poucos, mas apesar de todas essas dificuldades, naquela época o embate de ideias antagônicas acontecia com classe, ou seja, de maneira inteligente, racional e respeitosa, através de correspondências, livros, conferências, congressos, simpósios ou assembleias, como aconteceu por exemplo no episódio épico em que um filósofo e economista escreveu o livro A Filosofia da Miséria, e obteve de outro filósofo e economista a resposta no mesmo formato (livro), cujo título A Miséria da Filosofia, foi uma irônia dirigida ao autor da primeira obra.

Ler mais...

A web democratizou a comunicação de uma forma que trouxe imensuráveis benefícios para a humanidade, porém é necessário considerar que alguns efeitos colaterais surgiram com o advento das redes sociais, que nos presenteou com o surgimento das notícias falsas, as famigeradas fake news não prosperavam na web, devido a inexistencia de um canal para difundí-las através do engajamento social, o que passou a acontecer em larga escala através do Okrut, Facebook, Google+, Twitter e Whats app.

Ler mais...

Vivemos em constante evolução, mas nem tudo evoluiu na mesma velocidade e intensidade. Como afirmo isso? Estamos em 2021 e ainda é uma surpresa para muitos quando mulheres ocupam posições de destaque em uma organização, tais como: presidência, diretoria, gerência, entre outras.

Ler mais...

Em artigo publicado no mês de maio, que leva o título de: 40 anos de desindustrialização, o Economista e Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luiz Carlos Bresser-Pereira, descreveu de forma pormenor o processo de desindustrailização que acomete o Brasil desde meados da década de oitenta (80s), quando a economia do país puxou o freio de mão, devido a crise da dívida externa, mantendo-se praticamente paralisada durante toda a década de noventa (90s), em consequência da adoção de um regime de política econômica liberal, que infelizmente não foi superado na década seguinte e que ressurgiu agora em meados de 2018, através de meia dúzia de aprendizes de feiticeiros, cujo o objetivo estratégico não declarado é retardar ainda mais o desenvolvimento industrial e econômico do país para atender aos interesses escusos do mercado financeiro-rentista.

Ler mais...

Em 28 de Abril de 2017, através de um convite do Clube de Engenharia, estive presente em um evento na faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo, afim de prestigiar o lançamento do Manifesto do Projeto Brasil Nação, capitaneado pelo famigerado economista, cientista político, cientista social, administrador de empresas, formado em direito e professor da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Carlos Bresser-Pereira, e assinado por diversos políticos, professores, intelectuais e empresários como Fernando Haddad, Ciro Gomes, Celso Amorim, Eduardo Suplicy, Lindbergh Farias, Carina Vitral, Luiz Gonzaga de Belluzzo, Raduan Nassar, Pedro Celestino, Leda Paulani, Fábio Konder Comparato, Paulo Henrique Amorim e Mario Bernadini.

Ler mais...

Última edição

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

A manutenção do ativo Brasil após o ensaio neodesenvolvimentista

Janeiro / 2018 - Quais são as perspectivas para o Brasil, após ensaio neodesenvolvimentista, interrompido pelo anacrônico neoliberalismo e sob influência neoimperialista?

Arquivo

Edições:
 
 

Acervo de Manutenção

Diversos arquivos grátis. Confira!

Manutenção pelo mundo

Pesquisa de satisfação

Gostou da Revista Manutenção?
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
  • Votos: (0%)
loading_small Colunas - Revista Manutenção
loading_polling Colunas - Revista Manutenção
Total votos:
Primeiro voto:
Último voto:
Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE