Três trabalhadores de uma empresa terceirizada sofreram um grave acidente, com queimaduras causadas por vapor de d’água, enquanto realizavam serviço de manutenção na aciaria dois (2) da USIMINAS no vale do aço, em Ipatinga, MG. Em nota divulgada na noite de quarta-feira (10/10/2018) o hospital Márcio Cunha, informou que um deles segue internado na UTI em estado grave, enquanto os outros dois estão estáveis, apesar da gravidade das lesões.
Segundo a Usiminas, os trabalhadores da Convaço realizavam o resfriamento de um convertedor de ferro gusa em aço, quando o vapor utilizado no processo provocou queimaduras graves neles, sendo que imediatamente após o ocorrido os três foram encaminhados para o hospital.
Outros três acidentes graves ocorreram na usina de Ipatinga no mês de agosto, um no dia oito (8), quando um trabalhador terceirizado morreu enquanto realizava manutenção em um equipamento da aciaria, outro apenas dois dias depois, no dia dez (10), quando um gasômetro também localizado na aciaria explodiu e deixou 34 trabalhadores feridos e outro no dia treze (13), quando um eletricista também terceirizado teve que ser submetido a amputação de um dos braços, após se acidentar na área da sinterização da siderúrgica.
A crise interna e o aumento no número de acidentes graves, ocorre após alta do dólar ter gerado prejuízo de dezenove (19) milhões no terceiro trimestre para a companhia siderurgica mineira de capital aberto, liderada pelo CEO Sergio Leite de Andrade, que possui mais de cinquenta (50) mil trabalhadores empregados no Brasil, distribuídos em duas unidades siderúrgicas (Ipatinga e Cubatão).
Nota da Usiminas:
"A Usiminas informa que na tarde desta terça-feira, dia 9 de outubro, três empregados da contratada Convaço, empresa prestadora de serviços na Usina de Ipatinga, se acidentaram enquanto realizavam atividade de manutenção na área de Aciaria. Eles sofreram queimaduras por vapor d’água e foram encaminhados, imediatamente, para o Hospital Márcio cunha, onde foram medicados e permanecem internados, sendo um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As causas do acidente já estão sendo investigadas."
Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
Aciaria reprodução disponibilizada pela InterTV
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.