Centro-Sul processa 34,77 mi t de cana em novembro.

Centro-Sul processa 34,77 mi t de cana em novembro.

A moagem de cana-de-açúcar chegou a 34,77 milhões de toneladas na primeira quinzena de novembro. Resultado equivale a um crescimento de 32,09% em relação ao mesmo período do ano anterior (26,32 milhões de toneladas). O aumento se revela também no acumulado da safra 2023/24. Em comparação com a safra de 2022/23, o acumulado atual registra um aumento de 14,99%. Os dados foram divulgados pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).

João Castro, meteorologista doutor em agronomia, afirma que o clima impactou a diferença de produção nas safras citadas, em especial o fenômeno de grande escala atuante. Ele aponta que em 2022 ocorreram “vários dias com incidência de massas de ar polar poderosas”, fator que junto das baixas temperaturas ocasionou geadas localizadas, reduzindo a produtividade. 

Já em 2023, a cana passou por um momento de transição de eventos. Saiu do La Niña (com baixas temperaturas), para o El Niño, “que promoveu um inverno e primavera com temperaturas mais adequadas para o desenvolvimento da cana”. 

O crescimento da moagem na região Centro-Sul é acompanhado de um aumento da produtividade. Dados do Centro de Tecnologia Canavieira para outubro deste ano mostram um rendimento de 77,5 toneladas por hectare colhido, o que representa um valor 14,5% maior do que o registrado em 2022. 

Manutenção em indústrias sucroalcooleiras: como automatizar?

Os primeiros quinze dias de novembro contaram com 238 usinas na região Centro-Sul, delas 222 (93,2%) são de processamento de cana. No mesmo período da safra de 2022/23, eram 208 usinas em funcionamento. 

A respeito da qualidade da produção, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingiu a marca de 132,69 kg por tonelada de cana-de-açúcar, uma redução de 3,28% em relação à safra de 2022/23. No acumulado, a diferença registra baixa de 0,4% do ano passado para o atual.

A produção do açúcar

Os primeiros quinze dias de novembro tiveram uma produção que representa 5,5% do acumulado na safra desde abril deste ano. Foram 2,19 milhões de toneladas de açúcar contra 1,67 milhões de toneladas no mesmo período da safra 2022/23, um aumento de 32,09%. 

Com o aumento da safra e o encerramento da mesma se aproximando, usinas anexas passaram a ser mais acionadas para o processamento da cana-de-açúcar. Com maior representatividade dessas usinas, também existe um aumento no mix da produção açucareira na região Centro-Sul.

Carga de energia deve bater recorde em meio à onda de calor

Expectativa até o final da safra

Para o final da safra, espera-se que a moagem de cana-de-açúcar atinja níveis históricos. Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da Unica, é categórico: “Certamente vamos superar 600 milhões de toneladas. Ao longo da história isso foi superado em outras quatro safras”. 

A expectativa é que, ainda na segunda quinzena de novembro, a marca de 600 milhões de toneladas seja atingida. Além deste período, o diretor ainda pontua que: “De fato, as empresas vão esticar um pouco o término da safra. Obviamente ainda temos alguma moagem em dezembro e alguma coisa em janeiro, fevereiro e, especialmente, em março, quando termina oficialmente a safra”. 

Escrito por: Thiago Hideki Baba

Fauzi Mendonça

Engenheiro em Eletrônica

Especializações

Manutenção e Confiabilidade

Redes sociais

Fundador, Diretor Editorial e Colunista da Revista Manutenção, escreve regularmente sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano da Engenharia, Confiabilidade, Gestão de Ativos e Manutenção.

Desenvolvedor Web e Webdesigner, é responsável pelo design, layout, diagramação, identidade visual e logomarca da Revista Manutenção.

Profissional graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em automação e controle industrial, pós graduado em Engenharia de Manutenção, pela Faculdade Anhanguera de Tecnologia (FAT) de São Bernardo e em Engenharia de Confiabilidade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Profissional atua há mais de vinte (20) anos com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, onde edificou carreira profissional como Técnico, Programador, Planejador, Analista e Coordenador de PCM.