Conselho Nacional de Espaço
Conselho Nacional de Espaço disponibilizada pelo Ministério da Defesa através da Lei nº 12.527/2011

Conselho Nacional do Espaço (CNE) pretende dinamizar o Programa Espacial Brasileiro

Em visita do presidente da República, Michel Temer, e comitiva, hoje, ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi apresentado um novo modelo de governança do Programa Espacial Brasileiro, que prevê a criação de um Conselho Nacional do Espaço (CNE), de um Comitê Executivo do Espaço (CEE) e o reposicionamento da Agência Espacial Brasileira na estrutura de governo.

Resultante de um grupo de trabalho interministerial, integrado pelos Ministérios da Defesa (MD) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Conselho Nacional do Espaço poderá elevar o status das atividades espaciais brasileiras ao nível de Estado, dando maior dinamismo às decisões voltadas ao Programa Espacial.

Na comitiva que acompanhou o presidente estavam os ministros da Defesa, Raul Jungmann; do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Dyogo Oliveira; das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; do Meio Ambiente, Sarney Filho; da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy; do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; e a advogada-geral da União, Grace Mendonça.

Para que o novo modelo seja adotado, a Presidência terá que levar o Projeto de Lei que cria o CNE ao Congresso Nacional do Espaço. O Conselho deverá ter como titulares, ou seja, como representantes com poder de voto, os ministros que estiverem à frente da Casa Civil e dos ministérios do Planejamento, da Defesa, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e das Relações Exteriores.

Elevar o nível de decisão com relação às atividades espaciais desenvolvidas no Brasil é, para o Ministério da Defesa, a melhor forma de potencializar vantagens, possibilitando que, num futuro próximo, o País possa, não apenas executar projetos espaciais mais audaciosos, como também, promover a exploração comercial deste espaço tão privilegiado.

Durante a visita, Temer conheceu o Centro de Comando e Controle do CLA e passou pela torre móvel de integração, de onde são lançados os foguetes brasileiros.

PEB conselho nacional do espacoPEC disponibilizada pelo Ministério da Defesa através da Lei nº 12.527/2011

O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um dos mais bem localizados do mundo para o lançamento de foguetes e satélites, devido a sua posição geográfica, próximo à Linha do Equador.

Recebido no auditório do CLA, pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, o presidente Temer assistiu a uma apresentação do presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), brigadeiro Luis Fernando Aguiar, sobre a proposta da nova governança.

“Nós estamos buscando marcar uma data onde o Governo Federal assuma a responsabilidade pelo Programa Espacial Brasileiro, para que possamos decolar verdadeiramente este projeto”, ressaltou o brigadeiro Aguiar sobre o modelo proposto.

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.