Clodoaldo Quintana ou somente Quintana, como prefere ser chamado, é funcionário da Embraer, onde atua como pintor de aeronaves desde de dois mil e quatro (2004) e participa do concurso interno anual de arte, que venceu em primeiro lugar no ano de dois mil e dezesseis (2016), ocasião em que recebeu o prêmio das mãos de Ozires Silva, o fundador da empresa.
Morador da cidade de São José dos Campos, o artista profissional revelou que suas habilidades com a arte, surgiram durante a infância, mas que foi recentemente, após fazer uma especialização em desenho realista, que ele se sentiu reconhecido como artista, quando recebeu o convite para pintar uma aeronave modelo E2, e aceitou o desafio.
A aeronave decorada com sua primeira obra prima, uma águia, foi parar no Airshow Paris, um dos maiores eventos aeronáuticos do mundo, e a partir de então surgiram mais três pinturas, sendo que das doze (12) aeronaves pintadas no mundo, quatro (4) foram pintadas por ele, e o ajudaram a conquistar quatorze (14) prêmios internacionais.
Após o concurso de 2016, a Embraer na expectativa de lançar a aeronave modelo E2, decidiu convidar Quintana para decorar uma aeronave com um desenho diferente, com o objetivo de chamar a atenção no ar, foi quando ele percebeu que deu conta do recado e que poderia fazer mais.
O portfólio do artista conta com as seguintes obras primas:
Águia => Representa o potencial de caça da ave e eficiência no ar, assim como a expectativa da empresa buscar novos contratos com companhias aéreas. A águia levou vinte (20) madrugadas para ficar pronta.
Tigre => Representa força, poder e proeza de caça, foi escolhido porque é símbolo da Ásia, com isso o cliente que o encomendou, esperava alavancar os negócios no mercado asiático. O tigre levou uma (1) semana para ficar pronto.
Leopardo das neves => Representa facilidade de viver nas alturas, símbolo do Cazaquistão, a companhia Air Astana encomendou-o para fazer uma homenagem a esse animal ameaçado de extinção.
Tubarão => Representa seus sistemas sensoriais avançados e a destreza no mar, essa aeronave fez tur por 39 países.
Quintana fez pinturas realistas de animais em aeronaves E190-E2 com 41 metros e 11 de altura que se tornam pequenas ao olhar desse extraordinário estilista de aeronaves, como ele mesmo explica: “Para fazer os animais, precisei estudar muito bem o andar, as peculiaridades, o comportamento deles na natureza e para cada um fui adaptando técnicas que poderiam ter um bom resultado... Não basta só fica ficar bonito, o que for feito na fuselagem também tem que ser resistente e funcional.”
“A Minha maior preocupação é respeitar as proporções dos animais e criar a ilusão de ótica necessária para dar realismo as aeronaves, para quem avistar o E2, perguntar se é um bicho ou um avião.”
Um extraordinário trabalho feito por uma pessoa extraordinária, com uma simplicidade natural, tendo grandes idéias e transformando-as em realidades. Um novo conceito de arte e grande sucesso.
Contatos: @Clodoaldo Quintana
Facebook: https://www.facebook.com/clodoaldo.quintana.1
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/quintana-clodoaldo-264139179/
Texto: Segunda edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons | ![]() |
FOTOS DIVERSAS disponibilizada por CLODOALDO QUINTANA sob licença grátis com atribuição
Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.