Mantenedores
Mantenedores disponibilizada Jornal de Itaipú através da Lei nº 12.527/2011

Itaipú desenvolveu a própria ferramenta de solda para reparo em barras estatóricas

(Itaipú) A equipe da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração (SMMG.DT) corrigiu um defeito no barramento circular da unidade geradora 9A, na última semana. Para fazer o reparo em um local pouco comum, eles precisaram desenvolver um acessório específico para a máquina de solda. O vazamento, identificado e corrigido parcialmente no início do ano, exigiu a alteração da manutenção periódica da UG 9A, prevista para fevereiro de 2018 e antecipada para o mês de outubro.

O reparo começou no dia 16 e durou quatro dias, entre desmontagens, preparação, soldagem e normalização, envolvendo os empregados da SMMG.DT com o apoio da Divisão de Manutenção Mecânica das Unidades Geradoras (SMMU.DT). A solda por indução foi feita em um ponto de difícil acesso nas barras estatóricas – mais precisamente na posição T1, da saída de fase do barramento circular.

“Foi feito um reparo provisório no início do ano porque não tínhamos as ferramentas necessárias para o conserto”, explica Douglas Grzybowski (SMMG.DT). Na ocasião, foi aplicado um processo alternativo, por meio de solda a frio. “Nós sabíamos que seria provisório e estávamos esperando a próxima parada da máquina para fazer o reparo definitivo”.

Enquanto isso, a SMMG.DT desenvolveu o equipamento para fazer a solda por brasagem. “Era necessário ter uma ferramenta com uma curvatura específica para sair do gerador e conectar a máquina de brasagem ao local da solda”, diz Douglas. O projeto foi levado ao fabricante, nos Estados Unidos, que criou a nova ferramenta.

ferramenta de solda itaipuMáquina de solda disponibilizada pelo Jornal de Itaipú através através da Lei nº 12.527/2011

O objetivo era fazer o reparo definitivo em fevereiro do ano que vem, na manutenção periódica trissemestral da UG 9A. A solda provisória, no entanto, não suportou até a data e a parada da máquina foi antecipada, utilizando a flexibilização da programação de paradas.

Monitoramento criterioso

Foi a equipe da SMMU.DT que identificou o primeiro vazamento, no início do ano, e também o problema acontecido recentemente, que exigiu o adiantamento da parada da máquina. Como os vazamentos eram muito pequenos, a detecção exigiu um monitoramento bastante criterioso. “Periodicamente é monitorado o nível do tanque de expansão, no sistema de água pura, e foi observado um comportamento fora do normal”, explica Marcelo Penzin (SMMU.DT).

De acordo com ele, foram feitos vários procedimentos para verificar se havia vazamento na parte externa da máquina, como manobras de isolação dos trocadores de calor e a verificação das tubulações e válvulas do sistema de água pura. Como não foram encontrados vazamentos nestes componentes externos, a suspeita voltou-se para o interior da máquina e foi solicitada a parada da unidade geradora para verificação e correção do defeito, agora já reparado.

via Press Release
manserv

 
Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.