Sidebar

0 Eventos

Manutenção
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
JCA Soluções Industriais
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
SQL Brasil
Midia Kit
Tractian Gestão de Ativos
JCA Soluções Industriais
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
SQL Brasil
Midia Kit

Fazer uma boa gestão de ativos é uma das bases principais para administrar da melhor forma os bens e recursos de uma empresa, resultando no máximo retorno possível.

A ISO 55000 é uma norma internacional que compreende o gerenciamento de ativos empresariais de qualquer natureza. Lançada em 2014, a norma foi considerada um divisor de águas na história da gestão de ativos, definindo um padrão global que permite o gerenciamento de ativos de forma consistente e sustentável ao longo do tempo.

Mas e aí? por que a ISO 55000 é tão importante para você e por que você deveria aprender mais sobre ela nesses tempos de transformação digital?
Para falar sobre o assunto, eu resolvi separar três áreas que considero mais importantes dentro de uma empresa, vamos nessa!

gestao ativos digital

Organização com foco no gerenciamento de ativos

A ISO 55000 ressalta a organização das pessoas, suas funções, responsabilidades e treinamentos para se alinhar aos objetivos de gerenciamento de ativos. Ela oferece uma orientação muito boa sobre como conseguir isso e obter suporte para um bom gerenciamento de ativos, do nível mais alto até os níveis operacionais em sua organização - Isso é algo que tenho visto faltar em muitas empresas.

"O sistema de gestão de ativos pode estimular a criatividade e a inovação, apoiando pessoas que entendem a importância da Gestão de Ativos e motivando-as a trabalhar para alcançar os objetivos." - (trecho da norma)

Uma estratégia empresarial bem definida para sua organização

A ISO 55000 ajuda a definir os princípios pelos quais a organização pretende aplicar o gerenciamento de ativos para atingir seus objetivos organizacionais. Muitas empresas lutam para obter uma boa definição sobre a importância de uma boa gestão de ativos e alinhá-la com a missão e valores. A norma também ajuda a compreender e gerenciar o valor e o risco para todas as partes interessadas (stakeholders).

 

A integração com análises leva você ainda mais longe

Embora fora do escopo padrão da ISO 55000, com as novas tecnologias disponíveis para análises de dados, virtualização, inteligência artificial, entre outros, existem inúmeras possibilidades para construir uma Estratégia de Gerenciamento de Ativos. A integração com seus dados também traz Excelência Operacional, e isso pode ser integrado na mesma estrutura.

Benefícios

Entre os maiores benefícios da ISO 55.000 para empresas dos mais diversos segmentos, podemos citar o melhor gerenciamento de risco, a rastreabilidade dos ativos, a otimização do uso dos ativos em todo seu ciclo de vida, o aumento da disponibilidade dos ativos, a redução dos custos em reparos e aumento de produtividade, a melhoria do planejamento das ações sob os ativos, a maximização dos resultados da empresa, entre outros.

Onde começar?

Comece lendo e discutindo a norma ISO 55000 e normas associadas. Essas normas explicam claramente como avaliar as empresas que estão interessadas nesse guia. Também existem consultores especialistas que podem avaliar a sua empresa.

Por ser padronizado, o resultado de uma avaliação fornecerá um caminho detalhado para colher maiores benefícios.

Baixe gratuitamente o E-BOOK Manutenção 4.0 e os impactos na indústria marítima clicando na imagem abaixo:

ebook manutencao 40

 

 

Portside Consultoria

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons

Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Imagens disponibilizadas por Bruno Silva sob licença grátis com atribuição

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
bruno-silva-new ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
Bruno Silva
Nome: Bruno Silva
Website: http://www.revistamanutencao.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0


   Redes sociais: 
linkedin ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
 
facebook ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
 
twitter ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
 
google ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
 
youtube ISO 55000 na era da Transformação Digital - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Bruno Silva é Chefe de Máquinas em embarcações de Apoio Marítimo (Offshore) e Apoio Portuário. Consultor e Especialista em Inovação e Manutenção 4.0.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Engenharia e Tecnologia. Trabalhou com infraestrutura de redes, sistemas, segurança de TI e Transformação Digital. Na área naval, comissionou a construção das embarcações mais modernas do país, ministrou treinamentos marítimos e trabalhou em laboratórios de inovação. Bruno possui formação multidisciplinar em várias áreas de atuação. Toda sua carreira foi desenvolvida com foco em inovação e novas tecnologias, especializando-se em Smart Maintenance (Manutenção 4.0).


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE