2021: relembre as ações da  Revista Manutenção

2021: relembre as ações da Revista Manutenção

Estamos no final de mais um ano desafiador para a indústria e o setor de manutenção. Nós, da Revista Manutenção, temos um imenso orgulho de relembrar o que vivemos ao longo deste 2021. 

Este foi um período em que demos um grande passo, não só em relação ao nosso propósito de trazer informação de qualidade ao nosso público, mas também na qualificação e aprendizado de todos eles. 

Em 2021, traçamos um novo objetivo: capacitar os profissionais da manutenção com o acesso a aulas, webinar e cursos a fim de aprimorar ainda mais a carreira destes que fazem parte da maior comunidade de manutenção do país. 

Relembre conosco, na nossa retrospectiva, os principais fatos que marcaram mais um ano da Revista Manutenção. 

Intensivão 1.0 - “Gestão de Ativos e Confiabilidade”

intensivão 1.0 gestão de ativos e confiabilidade

Em parceria com a TRACTIAN, criamos conteúdo 100% gratuito, acessível e com relevância para o mercado da manutenção, a fim de gerar um impacto positivo na vida dos profissionais do setor. 

Em março, realizamos o primeiro Intensivão, com o tema “Gestão de Ativos e Confiabilidade”. O evento contou com nomes conceituados no setor da manutenção: José Wagner Braidotti,  Denis Mortelari, Juliana Farah e Anilton Cardoso.

Relembre aqui os melhores momentos.

Intensivão 2.0 - “Técnicas de Manutenção Preditiva” 

intensivao 2.0 tecnicas de manutencao preditiva

O Intensivão 2.0 aconteceu em abril e teve como tema central a discussão sobre “Técnicas de Manutenção Preditiva”. O evento contou com a participação de nomes de peso do setor, como Rodrigo Lopes, Sérgio Manzoli, Micelli Camargo e Juliana Farah. 

Pensando na acessibilidade do público, e com o intuito de alcançar mais participantes e buscar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, o Intensivão 2.0 também contou com interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, um marco histórico em conteúdos voltados para a área de manutenção.

Clique aqui para relembrar. 

TRACTIAN adquire parte da Revista Manutenção

Em julho, a TRACTIAN adquiriu parte do  controle da Revista Manutenção, possibilitando a implementação de novos recursos e iniciativas tanto na parte de conteúdo quanto no apoio à realização de eventos voltados para o setor de manutenção. 


A parceria, que já existia antes mesmo da negociação, foi fundamental para viabilizar novas ações e conquistar novos membros para a comunidade que já seguia as mídias da Revista Manutenção.

aquisição TRACTIAN revista manutenção

Intensivão 3.0 - “Monitoramento Online de Ativos”

intensivão 3.0 monitoramento online de ativos

Diante do sucesso do Intensivão 2.0, três meses depois realizamos mais uma edição do evento, dessa vez com o tema “Monitoramento Online de Ativos”. 

Foram mais de 30 mil visualizações nas quatro aulas, ministradas por Pedro Piovesan, Felipe Braidotti, Reinaldo Santos e Gabriel Lameirinhas. 

Confira aqui como foi a terceira edição do Intensivão. 

Podcast e Webcast “Papo Manutenção”

podcast e webcast papo manutenção

Nossas ações para levar informação e conteúdo de qualidade aos profissionais do setor culminaram em mais uma iniciativa: o lançamento do podcast e webcast Papo Manutenção, que é transmitido pelo canal do Youtube da Revista e nas melhores plataformas de áudio. 

O primeiro episódio foi ao ar em agosto, e segue trazendo os melhores nomes da área com assuntos relevantes sobre o universo da manutenção. 

Um dos episódios mais acessados até o momento conta com a participação de Denis Mortelari, considerado o “pai do RCM”.

Acesse aqui o webcast ou ouça o podcast. 

Intensivão 4.0 - “Indústria 4.0 na Manutenção”

intensivão 4.0 indústria 4.0 na manutenção

A ideia de capacitar técnicos se provou mais que certeira com as edições do intensivão, onde percebemos uma busca cada vez maior de interessados em assistir às aulas gratuitas com direito a certificado.

Muitos dos profissionais que completaram a jornada das aulas e emitiram seus certificados tiveram a chance de dar um passo à frente na carreira, como foi o caso de Brayan Nycollas. 

Depois de participar do Intensivão 3.0 e emitir seu certificado grátis, ele saltou de Operador de Utilidades para Programador de Manutenção na empresa em que trabalha. Exemplos como o de Brayan nos motivam a continuar a realizar cada vez mais ações como essa.

E, assim, em outubro, fizemos a quarta edição do Intensivão, escolhendo como tema a “Indústria 4.0 na Manutenção".

Foram quatro dias repletos de conteúdos sobre manutenção preditiva, confiabilidade, ferramentas de gestão e capacitação e análise de vibração, tudo sob a ótica da indústria 4.0 e dos processos de transformação digital no setor. 

Estiveram conosco nessa quarta edição os profissionais Tiago Junqueira, André Ribeiro, Denis Escudeiro e Tony Medeiros.

Veja aqui como foi a quarta edição do intensivão. 

Lançamento da Revista Manutenção EDU 

Um mês depois, demos mais um passo em busca da difusão de informações e conhecimento à comunidade de manutenção industrial Brasil afora. 
Lançamos a Revista Manutenção EDU, plataforma de cursos online de capacitação voltada totalmente à educação industrial e ao aprimoramento da carreira de milhares de brasileiros que atuam no setor.

revista manutenção EDU

Mais uma vez, essa iniciativa foi idealizada com o apoio da TRACTIAN, que segue conosco no objetivo de democratizar o acesso à capacitação em manutenção industrial. 

Com cursos de curta duração, acesso vitalício aos materiais e certificados inclusos, a Revista Manutenção EDU veio para se tornar referência em conteúdo científico e tecnológico na área de manutenção, atingindo desde estudantes até profissionais de todos os níveis na indústria.

O primeiro curso disponível na plataforma, “Análise de Vibração avançada e predição de falhas mecânicas”, foi ministrado pelo engenheiro mecânico Tony Medeiros, consultor em manutenção preditiva. 

Maior comunidade de Manutenção da América Latina

E, para encerrar o ano, vale destacar que, graças às ações da TRACTIAN, hoje fazemos parte da maior comunidade de educação industrial da América Latina. 

Junto aos nossos 200 mil inscritos, ganhamos mais 360 mil profissionais advindos do Clube do Técnico, plataforma EAD de cursos técnicos e profissionalizantes recém-adquirida pela TRACTIAN. 

Essa aquisição solidificou e ampliou ainda mais os nossos propósitos de capacitar os profissionais da linha de frente da indústria.

Artigo e publicação mais acessados de 2021


Lançado em março, o artigo “Boas práticas na elaboração de propostas técnicas e comerciais" conquistou o primeiro lugar em acessos no nosso blog — foram mais de 2 mil leituras ao todo.

artigo mais acessado revista manutenção 2021

Já no LinkedIn, o post “medida padrão de porcas” se destaca com mais de 7 mil curtidas, 76 comentários e 683 compartilhamentos.

Publicação mais acessada revista manutenção 2021 medida padrão de porcas

De olho em 2022


Analisando toda a trajetória da Revista Manutenção em 2021, podemos dizer que foi um ano de inúmeras conquistas e expansões. 

Para 2022, esperamos realizar muito mais, conquistar ainda mais espaço e ampliar o alcance desta que já é considerada a maior comunidade de manutenção do mundo! 

Agradecemos a parceria de cada um de vocês, profissionais da manutenção, que nos apoiam nessa caminhada. Se estamos onde estamos hoje, é porque temos o reconhecimento de cada um de vocês nos ajudando a crescer mais a cada dia.

Que venha 2022, repleto de desafios e conquistas!

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.