Intensivão 5.0  - A preditiva no PCM. Veja como foi

Intensivão 5.0 - A preditiva no PCM. Veja como foi

A quinta edição do evento, que os profissionais de manutenção amam, chegou ao final e deixou um gostinho de quero mais. E desta vez, podemos foram cinco dias de intenso aprendizado, com transmissão ao vivo e com certificado incluso.

O Intensivão 5.0 aconteceu entre os dias 13 e 17 de fevereiro, e teve como tema “A preditiva no PCM”. Com apresentação de Alex Vedan, apresentador e sócio da TRACTIAN, Fauzi Mendonça, diretor da Revista Manutenção, e o novo integrante Hugo Yoshida, produtor de vídeos na TRACTIAN.

Os cinco dias de aprendizado foram transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da TRACTIAN e pelo Linkedin da Revista Manutenção, além da confirmação de presença pela plataforma TRACTIAN Academy, desenvolvida especialmente pela empresa para otimizar o acesso dos inscritos e facilitar a geração de certificado. 


Foram mais de 5.800 inscritos, sendo considerada a maior edição da história do evento, que ainda  contou com a interpretação simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

programação intensivão 5.0 TRACTIAN

A abertura do Intensivão 5.0 ficou por conta do padrinho do RCM no Brasil, apelidado carinhosamente durante a live, Denis Mortelari. Ele deu uma aula sobre a evolução da manutenção até as técnicas preditivas e ainda ensinou como aplicá-las estrategicamente no plano. 

Além de todo conteúdo enriquecedor oferecido pelo professor, a discussão com a comunidade (que participou em peso pelo chat) foi muito proveitosa. 

primeira aula Intensivão 5.0 TRACTIAN

A segunda aula ficou por conta de Noel Moreira, engenheiro de produção mecânica e coordenador de Manutenção na Biorign. Ele apresentou aos alunos um conteúdo completo e aprofundado sobre a importância e os objetivos do PCM, os benefícios de aliá-lo às tecnologias 4.0 e como você pode fazer isso na sua indústria.

segunda aula Intensivão 5.0 TRACTIAN

Na terça-feira (15/02), a aula ficou por conta da Debora Almeida, que é especialista de manutenção na ABInBev no Canadá. Ela ensinou tudo o que os mantenedores precisam saber sobre os indicadores fundamentais da manutenção, bem como a importância deles para cada etapa do planejamento de manutenção.

A especialista também apresentou algumas análises essenciais para uma gestão de manutenção eficiente, como a Análise dos Tipos de Manutenção, a Análise Disponibilidade x Lucro e a Análise de Causa Raiz.

terceira aula Intensivão 5.0 TRACTIAN

A penúltima aula foi ministrada por Daniel Almeida, engenheiro de automação industrial e Diretor do Clube do Técnico. O tema “A Preditiva no Chão de Fábrica” trazido por ele deu o que falar, já que o professor uniu a boa didática às dicas práticas, para contar à comunidade os segredos de uma boa manutenção preditiva e como aplicá-la na rotina industrial. 

Depois da teoria, o professor surpreendeu os alunos com uma aula 100% prática, onde mostrou ao vivo diversos equipamentos preditivos e como utilizá-los, usando diferentes situações para exemplificar.

quarta aula Intensivão 5.0 TRACTIAN

E para encerrar com chave de ouro, o professor da noite foi João Granzotti, especialista em análise de vibração e Head de Dados na TRACTIAN. Ele ensinou em sua aula tudo sobre os tipos de manutenção, as possíveis abordagens de um plano e como classificar falhas e equipamentos, para implementar ações assertivas.

João mostrou na prática como a solução da TRACTIAN funciona, com exemplos de falhas reais que foram detectadas, além de mostrar ao vivo a plataforma com todas as suas funcionalidades.

Quinta aula Intensivão 5.0 TRACTIAN

O certificado será liberado a partir desta segunda-feira, 21/2, e, ao compartilhá-lo no LinkedIn, você concorrerá a licença vitalícia do Clube do Técnico e kit de brindes do evento. 

Se você perdeu alguma aula, ou não pôde participar da quinta edição, as inscrições estão abertas e as aulas salvas, inclusive das edições anteriores. É só acessar o Tractian Academy e  dar um Up na sua carreira. 

Fique ligado aqui e no perfil da TRACTIAN para ter acesso a outros conteúdos complementares, e as novidades da próxima edição que já está sendo planejada. Faça parte da maior comunidade de manutenção do Brasil. 

Redação

Editores & Revisores

Especializações

Jornalismo

Redes sociais

A Redação da Revista Manutenção é composta por profissionais que atuam direta e indiretamente com manutenção no setor secundário (indústria) e terciário (comércio e serviços) da economia, dispostos à difundir informações, artigos, opiniões, debates e eventos, para estudantes e profissionais que atuam com engenharia de manutenção e/ou confiabilidade, assim como na gestão de ativos, recursos, serviços e riscos.

A linha editorial da Revista Manutenção está plenamente alinhada com o código de ética e conduta de entidades, instituições e conselhos de classe como CONFEA, CREA e FNE, no sentido de fomentar o desenvolvimento social e econômico nacional, por meio do progresso ciêntício e tecnológico sustentável, com o objetivo de garantir o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, assim como nas gerações atuais e futuras.

Explorar o potencial da internet para tornar-se referência como acervo científico e tecnológico, através da publicação de conhecimento, sob licença de uso que o permita ser difundido entre estudantes e profissionais que atuam direta ou indiretamente com manutenção, cujos interesses sejam convergentes e alinhados com a missão, visão e valores descritos aqui.

O desenvolvimento social e humano é determinante para o desenvolvimento econômico do país e das empresas, portanto defendemos que o Estado, assim como a iniciativa privada, devem priorizar investimentos para a educação e capacitação profissional, assim como adotar e promover políticas e valores que promovam o estado de bem estar e justiça social, considerando o princípio da igualdade de oportunidades com isonomia e equidade.

O meio ambiente é patrimônio da humanidade, e não deve em hipótese alguma ser submetido aos interesses corporativos e/ou especulativos de mercado, portanto protegê-lo e preservá-lo através da legislação ambiental e demais recursos ciêntíficos e tecnológicos é um dever ético imutável e comum a todas pessoas, profissionais, empresas, governos e países.

O progresso social, político, econômico, científico e tecnológico nacional, depende da adoção de uma política econômica desenvolvimentista, não ortodoxa, que reverta e supere as crises econômicas resultantes do modelo fracassado que popularizou-se nos países sub-desenvolvidos em meados da década de noventa.

A meritocracia é uma distopia que catalisa a corrupção e subverte as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo, tornando-as flexíveis e barganhaveis diante de interesses escusos, portanto ela deve ser superada.

A transparência é sinônimo de lisura, portanto informações e opiniões devem ser devidamente separadas e identificadas, para evitar que o público seja submetido ao engodo da persuasão e da fabricação de consenso.

Todo conhecimento adquirido, seja ela discursivo ou intuitivo, deve ser multiplicado, compartilhado e utilizado para garantir que os valores expressos acima, sejam consolidados de modo empírico.