Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
OWV1bnFlbTJlanZmdGhpNDllNGthdjA2cTUxNjAxMzI2MTc2 Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

0 Eventos

Válvulas disponibilizada por Tagout sob licença grátis com atribuição

Segurança do Trabalho
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
ENGETAG
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
Midia Kit
Midia Kit
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
ENGETAG
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
Midia Kit
Midia Kit

(TAGOUT) Quando o assunto é segurança, existem diversos equipamentos que são utilizados para evitar acidentes e proteger todos os colaboradores que estão envolvidos.
Além dos EPIs (equipamento de proteção individual) existem os EPCs (equipamento de proteção coletiva), no qual se encaixam a categoria dos produtos de bloqueio e etiquetagem que diminuem os riscos operacionais e, consequentemente, garantem a segurança dos trabalhadores.
As válvulas de isolamento de energia fazem parte desses materiais indispensáveis que servem para a manutenção correta dos equipamentos, também para minimizar acidentes em determinados trabalhos. Elas são os dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação, sendo um dispositivo bastante importante nos sistemas de transporte de fluídos e gases. Mas você sabe qual é a diferença entre os diversos tipos de válvulas?

Tipos de Válvulas

As válvulas, além de serem utilizadas para controlar, fechar ou liberar o fluxo de substâncias, normalmente líquidos e gases, têm a importante função de isolamento de Energia, sendo denominadas Dispositivos de Isolamento de Energia. Os Dispositivos de Bloqueio Tagout podem ser utilizados para bloquear a maior parte dos diferentes tipos de válvulas, como as válvulas de esfera, válvulas de registro (gaveta) e válvulas borboleta disponíveis no mercado e utilizadas frequentemente em controles operacionais e durante as manutenções das máquinas e equipamentos. 

O kit de bloqueio de válvula Tagout vem com todos os componentes necessários para que um profissional efetue o bloqueio e travamento dos diversos tipos de válvulas citadas acima. Além disso, o kit permite expandir para até 6 operadores, bastando acrescentar cadeados e etiquetas.

Confira abaixo as características de cada válvula! A Tagout possui diversos tipos de dispositivos de bloqueio e travamento para válvulas. Isso porque alguns profissionais que executam os bloqueios se adaptam melhor com um ou outro tipo de dispositivo. Portanto, você encontrará em nosso catálogo várias possibilidades para bloquear um mesmo tipo de válvula. Ex.: para bloqueio de válvulas esferas a Tagout possui 3 alternativas diferentes de dispositivos. Bloqueio em aço, bloqueio em plástico e bloqueio multiuso com cabo de aço e prensa cabo.

1. Válvula esfera
A válvula esfera possui esse nome devido seu obturador ser em forma esférica vazada onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à  tubulação. Quando fechada, seu furo fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem. É a melhor opção quando precisa de um bloqueio ou uma abertura rápida, devido sua agilidade de operação. Possui uma ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e possui uma perda de cargas praticamente desprezível. Não recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido à forma esférica de seu obturador.
São fabricadas conforme a especificação BS 5351 e testadas de acordo com a BS 6755/API 598 A construção é do tipo passagem total ou reduzida. As válvulas podem ser operadas manualmente por alavanca ou por sistemas automáticos de acionamento remoto pneumático, hidráulico ou elétrico.valvula esfera

2. Válvula de registro ou gaveta
Esse tipo de válvula é muito utilizado em trabalhos industriais que não são abertos e fechados com frequência. Ela possui sistema de vedação por obturador e pequena obstrução da passagem das substâncias utilizadas quando está aberta por completo. Na indústria, dentre as válvulas manuais de bloqueio, a de gaveta é a mais utilizada. Quando totalmente aberta, sua obstrução à passagem do fluxo é mínima. Sendo assim mais simples e eficaz. São muito comuns na indústria uso em gases. Tanto em tubulações como em cilindros. Pelo seu manuseio ser mais lento, comparada às demais válvulas, são empregadas em processos onde o processo de abertura e fechamento não são frequentes ou quando se deseja regular o fluxo.

valvula registro

3. Válvula borboleta
Por sua vez, a válvula borboleta é utilizada especialmente para gases e líquidos em baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão, baixo custo e ação rápida. Consiste em um anel do mesmo diâmetro da tubulação, com um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, abrindo ou obstruindo a passagem do fluido. Muitas válvulas tipo borboleta têm um mecanismo do atuador para segurar a válvula na posição desejada. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é  fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema hidráulico ou elétrico.

valvula borboleta

4. Válvula globo
Normalmente as válvulas globo são empregadas onde é necessário realizar operações frequentes de abertura e fechamento, como também controles de vazão na graduação. Caracterizadas pela forma globosa do corpo, são válvulas manuais mais apropriadas e muito utilizadas no controle do fluxo quando é necessária a regulagem da vazão ou da pressão de um fluido. Utilizadas em vapor, gases, ar, petróleo, água e gás natural em condição de alta ou baixa pressão. Permitem um controle mais eficiente do fluido. Sofrem desgastes mínimos com a erosão, tanto na sede como no obturador. Elas oferecem elevada perda de carga devido à mudança brusca de direção imposta ao fluido.

valvula globo

5. Válvula agulha
A válvula agulha apresenta funcionamento parecido com a válvula globo. É muito utilizada em linhas de vapor e pode ser vedada com um plug agulha.

valvula agulha

 

via TAGOUT

TAGOUT

 

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons

Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Válvulas disponibilizada por Tagout sob licença grátis com atribuição  

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
marcio-tosmann Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
João Tosmann
Nome: João Tosmann
Website: http://www.tagout.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro Eletricista


   Redes sociais: 
linkedin Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
 
facebook Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
 
twitter Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
 
google Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
 
youtube Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

João Marcio Tosmann é engenheiro eletricista e diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem. É autor de diversos artigos sobre segurança do trabalho, com objetivo de promover a discussão de temas relacionados a saúde e ao bem-estar dos profissionais no local de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, com sede em Vinhedo (SP), indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem voltados para o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.


Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE