IGUS SCARA

Elétrica
Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Tractian Gestão de Ativos
JCA Soluções Industriais
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit
Tractian Gestão de Ativos
JCA Soluções Industriais
SIL - Lubrificação Industrial - Produtos de Alta Performance
MAXINST - EAM
ENGETAG Consultoria
Mechan Controls
Midia Kit

Confira nesse artigo o surgimento da necessidade e o novo desenvolvimento da empresa Alemã igus, especialista em sistemas de fornecimento de energia, com componentes como esteiras porta cabos, cabos especiais e conectores. 

Por que a igus desenvolveu este novo produto? 

Felizmente, muitos de nossos clientes nos procuram com problemas com o fornecimento de energia. Neste caso, um fabricante de automóveis da Suábia nos abordou em meados de 2016. São cerca de 40 robôs Scara responsáveis por várias montagens na linha de produção dele. O fuso de esfera é conectado diretamente à montagem estacionária traseira. É uma rotina anual do cliente verificar as conexões e, na maioria das vezes, substituí-las por conta do desgaste.

O objetivo seria aumentar a vida útil do fornecimento de energia pelo menos 3 vezes mais.

Mas qual é o problema?

Os principais fatores para o alto nível de desgaste são a velocidade de trabalho de um robô Scara de até 2.000 mm/s no plano horizontal em conexão com operação contínua. A alimentação do fuso de esferas e o acessório estacionário traseiro devem ser montados de forma giratória para evitar que o transportador de cabos se torça. Além disso, a estabilidade inerente da esteira porta cabos não era suficiente, o que resultou em um desgaste especial acima dos pontos de fixação. Então foi uma questão de encontrar uma nova mangueira corrugada e/ou reforço para ela. O produto da igus e-rib, que foi lançado no mercado em 2015, foi o ideal, oferecendo mais estabilidade a todos os tipos de mangueiras. Saiba mais sobre a esteira e-rib em nosso site! (https://www.igus.com.br/info/energy-chains-e-rib-clean)

Infelizmente, a e-rib não tem reforço nos dois pontos de fixação. A mangueira corrugada do cliente teria se tornado mais estável com a e-rib, mas provavelmente, como a solução anterior, ficaria muito instável acima dos pontos de fixação.

Solução especial para o cliente!

IGUS robo scaraComo já mencionado, além de uma fixação mais estável em ambas as extremidades da esteira porta cabos, ele deve ser montado de forma rotativa em ambas as extremidades ao mesmo tempo. Então o cliente surgiu com sua própria solução. Assim, nosso foco foi em estabilizar a mangueira corrugada com a e-rib e reforçar os pontos de conexão. Por um lado, a e-rib agarra-se entre as nervuras do tubo e garante estabilidade, e nas extremidades apoiamos o sistema com 2 suportes. Por outro lado, os suportes se encaixam exatamente nas extremidades da e-rib e são montados com braçadeiras. Eles oferecem a mangueira corrugada + e-rib suporte e proteção suficiente contra dobras.

Em uma combinação dos 3 produtos listados abaixo, foi desenvolvida uma solução especial para o cliente que está em uso desde 2017, com cerca de 6,8 milhões de ciclos por ano sem reposição.

  1. Esteira e-rib modificada
  2. Suporte de conexão de extremidade
  3. Rolamento giratório

Desenvolvimento e testes

A prova de que funciona e de que supera todas as expectativas em termos de vida útil e o aumento dos pedidos de outros clientes por uma solução semelhante nos motivou a desenvolver uma solução em série!

Com o suporte da Epson GmbH, decidimos então desenvolver uma solução Scara. Após uma breve consultoria, a Epson concordou em fornecer um robô Scara (manipulador G6-553S RC620) para testes na sede da igus em Colônia!

Após os primeiros testes funcionais do robô, fizemos as medições para o primeiro esboço. O objetivo era desenvolver um fornecimento de energia compatível em série entre o ponto de conexão traseiro e o fuso de esferas, assim como uma conexão entre o fuso de esferas e o painel de controle do robô

Contando com o know-how dos rolamentos da igus, decidimos usar as esferas da linha xiros® (https://www.igus.com.br/info/plastic-ball-bearings-xiros) em combinação com nosso serviço de impressão 3D (https://www.igus.com.br/info/3d-printing-overview) para a conexão rotativa. O objetivo foi produzir o armazenamento posterior pronto em série como uma peça moldada por injeção. 

Enfrentamos alguns desafios durante o desenvolvimento, testamos diferentes conexões com suas vantagens e desvantagens, também montamos e desmontamos os suportes para entender poder ver e entender melhor o que tínhamos em nossa mão, até encontrar a solução mais adequada. Após os primeiros ciclos de teste já conseguimos identificar os pontos fracos, e continuar testando nossas opções. Confira em detalhe no nosso blog as etapas de teste e os desafios encontrados no caminho: https://blog.igus.com.br/

A solução de cabos Scara dominou sem problemas os 80.000 ciclos com as alterações realizadas durante o desenvolvimento e montagem, e nosso objetivo ainda é continuar testando para atingir 500.000 ciclos sem nenhuma complicação. Estamos ansiosos para ver o que acontece!

via IGUS
igus

 

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons
Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Capa disponibilizada pela IGUS via Press Release sob licença Creative Commons BY-SA 
COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
nayara-espinaci Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
Nayara Espinaci
Nome: Nayara Espinaci
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assistente de Marketing Digital


   Redes sociais: 
linkedin Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
 
facebook Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
 
twitter Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
 
google Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
 
youtube Nova solução igus para robôs Scara! - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

Assistente de Marketing digital na Igus do Brasil, trabalha com otimização do website, e-commerce, e tradução de novos conteúdos e criação de materiais sobre as soluções tecnológicas da empresa.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Formada com menção honrosa pela UAM – Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo, em Publicidade e Propaganda. Atua há 4 anos em Comunicação, fortemente na área digital, atualmente em uma empresa multinacional no segmento industrial com foco em marketing B2B.


Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE