Sidebar

BT Login

Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *
NTM2Z3J2NTUzMDUxMDFyY3F2Z3JpaTVxazQxNTcxNDYzMTg5 Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
Reload Captcha

BM Slide Login

Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ?

Foto Tagout disponibilizada por TAGOUT sob licença grátis com atribuição

Ferramentas
Fonte
  • Menor Pequena Média Grande Maior
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro
TAGOUT - BLOQUEIO E ETIQUETAGEM
MAXINST - EAM
IPOG - MBA em Gestão da Manutenção
GMG Service
ENGETAG
Parceiro

(TAGOUT) Muitas técnicas e medidas existem para que as atividades que envolvem o uso e o manuseio da energia elétrica sejam seguras. No entanto, essas ações não são eficazes sem o devido treinamento dos trabalhadores que irão atuar nesta frente.

Por isso, é importante reforçar que somente profissionais autorizados e que estiverem capacitados poderão realizar trabalhos em instalações elétricas e nas suas proximidades. Os treinamentos e as melhores práticas devem estar sempre atualizados. Quem pode contar com uma equipe preocupada e engajada quando o assunto é segurança, já sai na frente! 

O treinamento e a implantação dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem são fundamentais para que a sua indústria esteja adequada às normas NR-10 e NR-12, que tratam da segurança em instalações elétricas e da segurança em máquinas e equipamentos, respectivamente. O fato de usar uma trava, um bloqueio do tipo cadeado, garras e outros dispositivos de bloqueio e etiquetagem na hora de atuar em uma atividade com eletricidade evita acidentes. Por isso, você precisa conhecer a consultoria de engenharia da Tagout em Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LOTO (Lockout Tagout), a fim de garantir a capacitação e, por consequência, maior segurança para a sua equipe.

Separamos os principais pontos para você. Confira!  

Elaboração de procedimentos

O primeiro passo do programa é a elaboração do Procedimento de Bloqueio e Etiquetagem que servirá de base para todas as operações em máquinas e equipamentos. Este procedimento geral é fundamentado nas normas NR-10, NR-12 e OSHA 29 (CFR1910.147) e customizado para atender as políticas internas da empresa.

Caso seja necessário especificar mais detalhadamente as etapas de bloqueio em determinado equipamento, é possível elaborar uma Instrução de Trabalho mostrando detalhes de onde desligar e em quais situações. A Instrução é específica para cada máquina e contém instruções visuais para fácil e rápida interpretação pelos profissionais que realizarão os bloqueios, onde são identificados todos os tipos de energia. Essas orientações devem ser impressas e plastificadas para serem fixadas nas máquinas.

Em resumo, o Procedimento define um método, enquanto a Instrução de Trabalho define uma atividade, um padrão técnico. O procedimento geral servirá para todas as operações em máquinas e equipamentos. Os responsáveis pela avaliação de quais disjuntores, seccionadoras, válvulas ou demais itens serão desligadas e bloqueadas, deverá ser a equipe técnica. Para cada situação será exigida uma avaliação do técnico responsável.

Aqui vai um exemplo do passo a passo a ser seguido no Procedimento de Bloqueio e Etiquetagem:

1) Controle de documentos;
2) Controle de registros;
3) Controle de produtos não-conforme;
4) Ação corretiva;
5) Ação preventiva;
6) Auditoria interna.

Treinamentos

O treinamento da equipe é muito importante. Para isso, os trabalhadores deverão passar por um treinamento teórico e prático que garantirá o uso correto do procedimento e dos dispositivos de bloqueio. O programa Loto da Tagout inclui a capacitação dos técnicos com duração aproximada de três horas, com avaliação e emissão de certificado para os participantes. É importante que após o treinamento seja feita esta avaliação prática e teórica para verificar o nível de aprendizado dos participantes.

Esta prova servirá como evidência da participação do técnico no treinamento e da sua efetividade, ou seja, houve aprendizado adequado para a execução da tarefa.

Caso não seja possível a participação de todos os técnicos da equipe, sugerimos que seja escolhido pelo menos um técnico por turno para serem os multiplicadores do treinamento. Os multiplicadores serão responsáveis por treinar novos técnicos, que por algum motivo não participaram do treinamento anterior. A atualização deste treinamento deve ser feita anualmente para que todos os técnicos tenham sempre os procedimentos bem claros em sua rotina.

Auditorias periódicas

Como parte da implantação do Loto, sugerimos que sejam realizadas auditorias internas periodicamente. Estas ações são fundamentais para o sucesso e continuidade do Programa. Para isso, a Tagout fornece um checklist e um cronograma completo com o objetivo de verificar se os procedimentos, instruções de trabalho e dispositivos estão adequados e sendo utilizados pela sua equipe corretamente.

Além disso, as três primeiras auditorias são acompanhadas presencialmente pela Tagout. Para isso, orienta-se que a primeira auditoria seja realizada durante os três primeiros meses após a implantação. Este passo é fundamental para verificar se os técnicos estão sendo capazes de realizar os bloqueios corretamente conforme o procedimento ensinado. Caso isso não ocorra, é preciso verificar qual o real motivo pelo qual não estejam fazendo. Entre as possibilidades para isso estão:

1 - Falta de treinamento; o técnico não passou pela capacitação;

2 - Dispositivos de bloqueio inadequados para realização do procedimento correto;

3 - Impedimento para desligar o equipamento devido a algum procedimento industrial.

A auditoria vai exatamente buscar estes pontos e entender o que está ocorrendo na prática e como os problemas podem ser resolvidos. Para cada problema resolvido, se corrige o procedimento e se treina novamente.

Tutoriais do Loto

Se você está interessado no tema, vai gostar de saber que a Tagout tem uma série de materiais que você pode consultar gratuitamente para saber mais sobre o Programa Loto. Para elaborar seu próprio Procedimento sugerimos considerar os questionamentos listados no nosso E-book "Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem ou Lockout / Tagout (LOTO)", pois o mesmo deve ser elaborado de acordo com as características operacionais de cada empresa. 

via TAGOUT

TAGOUT

 

  

Texto: Primeira edição publicada na Revista Manutenção sob licença Creative Commons  Licença Creative Commons

Imagens: As imagens possuem licenças específicas, consulte as respectivas legendas
Foto Tagout disponibilizada por TAGOUT sob licença grátis com atribuição

COMENTE, DEBATA, DISCUTA OU DEIXE A SUA OPINIÃO RESPEITOSAMENTE
Os comentários não representam a linha editorial, tampouco a opinião dos articulistas e editores da Revista Manutenção, e estão sujeitos a moderação, pois são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso encontre algo ofensivo que viole a legislação vigente no Brasil ou os termos de uso, DENUNCIE.

DETALHES SOBRE O AUTOR
marcio-tosmann Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
João Tosmann
Nome: João Tosmann
Website: http://www.tagout.com.br/
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Engenheiro Eletricista


   Redes sociais: 
linkedin Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
 
facebook Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
 
twitter Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
 
google Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
 
youtube Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem ? - Revista Manutenção
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




APRESENTAÇÃO:

João Marcio Tosmann é engenheiro eletricista e diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem. É autor de diversos artigos sobre segurança do trabalho, com objetivo de promover a discussão de temas relacionados a saúde e ao bem-estar dos profissionais no local de trabalho e a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

FORMAÇÃO ACADÊMICA E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

É formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM. Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, com sede em Vinhedo (SP), indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem voltados para o mercado brasileiro, além de consultoria e treinamento.


Avalie esta publicação: 1 1 1 1 1 Nota 0% (0 Votos)
Compartilhar

Redes Sociais

 

 
 

Anúncios

Livros recomendados

Ainda não é registrado? Registre-se agora!

ÁREA DO ASSINANTE